sábado, 18 de abril de 2009

David Thornburg III

Especialista norte-americano fala sobre educação ao Bom Dia Pernambuco

David Thornburg tem pós-doutorado no assunto; ele defende a merenda escolar, o ensino em tempo integral e que as crianças tenham contato com novas tecnologias desde cedo



Fonte: pe360°, 15 de abril de 2009.

Educação que inspira

Educação que inspira
Modelo // Professor americano que inspirou o filme Sociedade dos Poetas Mortos visita o Recife
Ana Braga // Diario

O cenário não era a sala da aula de uma escola norte-americana. Tampouco a platéia era de alunos. Mas a paixão com que David Thornburg apresentou suas ideias sobre educação de crianças e jovens fazia lembrar do filme Sociedade dos Poetas Mortos, sucesso em 1989, vencedor do Oscar e que foi, em grande parte, inspirado nele. Ontem, o autor e consultor americano, que confessou ser admirador da Tropicália, esteve no Recife para conversar com profissionais da educação. Ele defendeu a aproximação das escolas e universidades com novas tecnologias e o acesso dos alunos a computadores e programas livres. Também falou da importância da participação da família no processo educativo, da escola em tempo integral, dos cursos técnicos e da merenda.

"Penso que as crianças e os jovens estão encontrando mais coisas fora da sala de aula do que dentro dela. Mas as escolas e as universidades precisam estimular idéias e projetos dos alunos, para estimular o aprendizado epara que eles construam conhecimento a partir do que eles sabem", comentou Thornburg, que, entre outras missões, desenvolve soluções em telecomunicação e multimída. Autor de vários livros, ele também presta consultoria para o governo do presidente Barack Obama, na área de educação. "Existe uma experiência numa escola de Indiana, nos Estados Unidos, chamada Freedom Toster. É uma máquina como a de refrigerante, onde os alunos inserem seus CDs e copiam programas livres. É um exemplo de como a escola precisa se aproximar das novas tecnologias", contou o consultor.

Thornburg conhece algumas experiências em educação de Pernambuco. Em Olinda, ele encontrou um par das suas idéias, no Centro Cultural e Desportivo Nascedouro de Peixinhos. "Tenho um projeto de uma escola pública para esse lugar. Seria uma escola aberta 24 horas por dia, todos os dias. Estaria aberta para toda a família. Um pai pintor que não soubesse ler, por exemplo, poderia ter aulas de leitura e dar aulas sobre pintura. O foco não seria somente a criança ou o jovem. A unidade fundamental é a família", observou o consultor.

Fonte: Diario de Pernambuco, Vida Urbana, 18 de abril de 2009.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

David Thornburg II

Carpe Diem

O professor e especialista em educação David Thornburg, que inspirou o diretor Peter Weir para a criação de cenas para o papel de Robin Williams em Sociedade dos Poetas Mortos, fala com diretores de escolas públicas e privadas, sexta, na Cultura, às 11h. O evento é promovido pelo Literato e pela ARS Consult.

Fonte: Jornal do Commercio, Caderno C, 16 de abril de 2009.

David Thornburg em Recife

Fogueiras virtuais // O Projeto Li Ter Ato e a ARS Consult trazem para a Livraria Cultura um dos mais renomados consultores em tecnologia na educação. David Thornburg diz o que pensa a partir das 11h em uma palestra (com entrada franca) sobre o tema Fogueiras no espaço cibernético.

Construtores // O consultor tem admiradores até em Hollywood, entre eles o diretor de Sociedade dos Poetas Mortos, Peter Weir, que está entre os alunos mais célebres. Todo o trabalho de Thornburg foi construído à luz da crença de que os estudantes aprendem melhor quando constroem o próprio conhecimento.

Fonte: Diario de Pernambuco, Vida Urbana, 16 de abril de 2009.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Victor premiado

Nosso artista Victor Moreira recebeu um prêmio de destaque por sua obra e contribuição à moda e à cultura. A premiação aconteceu na noite de encerramento da semana de moda de Fortaleza (08/04/09), evento reconhecido no mundo fashion e que já comemora dez anos.

Veja mais em: http://www.dragaofashion.com.br/2009/sis.noticias.asp?pasta=10&pagina=79&cIdx=24&nIdx=27&aplicacao=sim

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Onde Encontrar

Brasília
Livraria Cultura
CasaPark Shopping

Campinas
Livraria Cultura
Shopping Iguatemi

Maceió
Habitat Natural
Galeria Passeio Stella Maris

Olinda
Estação Quatro Cantos
Rua Prudente de Morais, 440

Porto Alegre
Livraria Cultura
Bourbon Shopping Country

Porto de Galinhas
Estação Quatro Cantos
Galeria Porto Point

Recife
Avesso
Av Rui Barbosa, 806
Livraria Cultura
Shopping Paço Alfândega

Rio de Janeiro
Livraria Dona Laura
Casa de Cultura Laura Alvim

São Paulo
Livraria Cultura
Conjunto Nacional
Shopping Villa-Lobos
Market Place
Bourbon Shopping Pompéia

Leia camisetas, vista idéias

Vestir-se de poesia e sair por aí.
Vestir-se como quem abre páginas e a cada dia transforma palavras em diálogos e razões para seguir em frente.
Vestir-se de meditação para que a imaginação, folhas em branco, convoque atitudes.
Vestir camisetas falantes para que o silêncio não seja mais uma cruel omissão.
Vestir camisetas acesas, como se à luz do peito, os tinteiros se fizessem lamparinas.

"A mais poderosa das armas: palavras. Não pelo tom, mas pelo eco."

Sucesso em SP

"Fazendo sucesso na Livraria Cultura de São Paulo, as caixas com cartões assinados por Victor Moreira."

Fonte: Diario de Pernambuco, Coluna João Alberto, 29 de março de 2009

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Achados Paulistanos

Achados Paulistanos
camisetas com poesia
Livraria Cultura, Av. Paulista, 2073, Jardins, 31704033 e mais três endereços.

Ler nunca esteve tão na moda. Camisetas com textos literários criados pelo Literato, grupo de poetas que estampa frases em objetos, são vendidas na Livraria Cultura. São sete modelos de camisetas, nas cores: preta, branca, cinza e azul. Cada uma custa R$ 59,90.

Fonte: Jornal da Tarde, São Paulo, domingo, 29 de março de 2009.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

PE em Ipanema

PE em Ipanema
Os cartões e camisetas com frases do filósofo e historiador pernambucano Manoel Affonso de Mello e estampas do multiartista olidense Victor Moreira, que ilustram o Projeto Literato Provocação Cultural, estarão em 2009 na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

Jornal do Commercio, Recife, domingo, 28 de dezembro de 2008
Caderno C, coluna dia-a-dia

Idéias para vestir

Idéias para vestir
Phelipe Rodrigues


O escritor Manoel Affonso de Mello e o artista plástico Victor Moreira sugerem pensamentos e poemas para colorir o guarda-roupa.


Nas ruas de Camden Town, a moça alta, branca como uma folha de papel ofício, cabelos negros e longos, sublinha em negrito a sua posição política. STOP WAR, BLAIR OUT é a mensagem em sua camiseta, criticando a adesão do então primeiro-ministro britânico, Tony Blair, à guerra do Iraque. A autora dessas missivas que invadiram o mundo da moda nos anos 80 é a estilista inglesa Katherine Hamnett. Foi dela a idéia de transformar o corpo em outdoor. No Recife, a grife Literato aproveita a invenção e propõe poesia e pensamento para vestir.
As peças não são vendidas em lojas de roupas, mas em livrarias, como a Cultura, no bairro do Recife e em vários pontos do Brasil, além da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro. A logística de distribuição foi pensada por Izabella Moreira de Lucena, uma das sócias do grupo de provocações culturais montado pelo genial Manoel Affonso de Mello e pelo visionário Victor Moreira. As das frases estampadas nas t-shirts são do acervo de Manoel, professor de história e escritor. “O único bombardeio que fortalece a democracia é o de idéias”, dispara. Ele também acredita que “o homem é amor e humor. O resto é húmus”.
Iniciado em 2007, a Literato teve como lançamento duas caixas de cartões, uma feita de palavras e pensamentos, outra de cores e estampas. Algo que deveria ser reeditada. Imagina, receber de amigo secreto um brinde do tipo: “Grandes impérios viram pó, grandes homens, poemas”.
Serviço: www.projetoliterato.com.br

Diario de Pernambuco, Recife, domingo, 28 de dezembro de 2008

Literatura, música e palestras

Literatura, música e palestras
O Projeto Literato Provocação Cultural, a Livraria Cultura e a Uptown Band promovem um encontro com o professor Manoel Affonso de Mello, hoje às 17h, no lançamento do projeto Leia Camisetas, Vista Idéias.
Manoel Affonso fará a palestra: Maio de 68: a imaginação toma o poder, de maneira descontraída e poética. Na ocasião, o Literato lança duas “camisas falantes”, transformadas em suporte para leitura e reflexão. A Uptown Band faz um pocket show no local, com repertório de seu CD de estréia, Do Mississipi ao Capibaribe. O ingresso para a apresentação é 1kg de alimento não perecível (durante o mês de setembro os alimentos arrecadados na Livraria Cultura serão encaminhados para a Casa dos Humildes). A banda tem se apresentado no último domingo de cada mês no auditório da livraria, que fica no Paço Alfândega. Rua Madre de Deus, s/n, loja 135, Bairro do Recife. Informações: 2102-4033.

Jornal do Commercio, Recife, domingo, 28 de setembro de 2008
Caderno C, Coluna dia-a-dia