quarta-feira, 1 de abril de 2009

Idéias para vestir

Idéias para vestir
Phelipe Rodrigues


O escritor Manoel Affonso de Mello e o artista plástico Victor Moreira sugerem pensamentos e poemas para colorir o guarda-roupa.


Nas ruas de Camden Town, a moça alta, branca como uma folha de papel ofício, cabelos negros e longos, sublinha em negrito a sua posição política. STOP WAR, BLAIR OUT é a mensagem em sua camiseta, criticando a adesão do então primeiro-ministro britânico, Tony Blair, à guerra do Iraque. A autora dessas missivas que invadiram o mundo da moda nos anos 80 é a estilista inglesa Katherine Hamnett. Foi dela a idéia de transformar o corpo em outdoor. No Recife, a grife Literato aproveita a invenção e propõe poesia e pensamento para vestir.
As peças não são vendidas em lojas de roupas, mas em livrarias, como a Cultura, no bairro do Recife e em vários pontos do Brasil, além da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro. A logística de distribuição foi pensada por Izabella Moreira de Lucena, uma das sócias do grupo de provocações culturais montado pelo genial Manoel Affonso de Mello e pelo visionário Victor Moreira. As das frases estampadas nas t-shirts são do acervo de Manoel, professor de história e escritor. “O único bombardeio que fortalece a democracia é o de idéias”, dispara. Ele também acredita que “o homem é amor e humor. O resto é húmus”.
Iniciado em 2007, a Literato teve como lançamento duas caixas de cartões, uma feita de palavras e pensamentos, outra de cores e estampas. Algo que deveria ser reeditada. Imagina, receber de amigo secreto um brinde do tipo: “Grandes impérios viram pó, grandes homens, poemas”.
Serviço: www.projetoliterato.com.br

Diario de Pernambuco, Recife, domingo, 28 de dezembro de 2008

Nenhum comentário: