sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Gift em homenagem à Janete Costa
O Literato tem como missão levar poesia e reflexão a objetos cotidianos. E entre os objetos que usamos como veículos de reflexão estão os gifts corporativos que criamos exclusivamente sob demanda de nossos clientes corporativos.
Recentemente, tivemos a honra que criar um gift para a Queiróz Galvão em homenagem à grande Janete Costa. O belo texto de Manoel Affonso de Mello foi emoldurado pela criação gráfica de Rafael Tenório, com base na coleção de ex-votos de Janete Costa, hoje nas mãos do arquiteto Marcelo Rosebaum. O significado dos ex-votos como a materialização de uma graça alcançada pela fé serviu de inspiração pela semelhança com o que fazia Janete: "ela materializava a beleza com que sonhávamos." Projeto Literato - Provocação Cultural.
Manoel escreveu em homenagem à Janete:
"Reconhecida como “guru” e fonte de inspiração para muitos grandes nomes da arquitetura e da decoração, Janete Costa era, ela própria, um adorno humano, sempre cercada pela beleza. Imersa num universo propício à sua carreira, Janete propagou pelo mundo a arte que viveu e amou.
Colecionadora do bom e do bem, Janete Costa transformava, como ninguém, o simples no sofisticado. Amante da arte popular, mobilizou novos olhares e percepções forjados em sua grandeza de artista, contagiando e transformando muitas realidades, principalmente a dos artesãos, que defendia como uma leoa.
Devemos a seres humanos assim muito do que nos permitiu reagir ao feio e à dor e, sobretudo, a tudo que insistiu em nos manter os pés no chão e no medíocre, proibindo-nos o deslumbrante prazer de construir e habitar o sonho e o além da paisagem.
Janete dedicou-se, genialmente, a projetar “antídotos que não permitem à lucidez a exclusão da miragem”. (Manoel Affonso de Mello)".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário