quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A Primavera Árabe por Manoel Affonso de Mello


Hoje, nosso poeta maior Manoel Affonso de Mello falou ao Projeto Educação, da Rede Globo Nordeste, sobre a Primavera Árabe, a onda de protestos contra regimes autoritários no norte de África. 

As revoltas - que tiveram início em dezembro do ano passado - derrubaram os presidentes tunisiano e egípcio, além de provocarem crises em países como Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein. Manoelzinho destacou que os manifestantes trocaram armas por celulares e as rebeliões foram organizadas geralmente pela internet.

E afirmou que a Primavera Árabe ainda vai durar muitos anos. “Ela é interessante porque, na sua essência, ela é pacífica. O povo árabe merece uma nova visão. E não essa visão deteriorada, deturpada, covarde, vista pelo ocidental. Observar uma cultura diferente da sua com o seu ângulo de visão é covardia e também ignorância”, concluiu o professor de História.

Veja o vídeo com a aula de Manoelzinho clicando aqui.

E os comentários carinhosos que recebemos após a exibição no Bom Dia PE:
"Se Manoelzinho não existisse teria de ser inventado! O depoimento de hoje foi de uma força tal, que com certeza, mobilizou a humanidade de todos os que tiveram a sorte de aproveitá-lo!" Anette e Dalberto Azoubel
"Vimos e ouvimos Manoelzinho hoje no Bom Dia Pernambuco. Expressar-se com a simplicidade que lhe é peculiar para dizer as coisas mais profundas é para poucos. Avante!" Beatriz e Bernardo Shwartz

Um comentário:

Aleksandra Serbim disse...

Muito orgulho de ter sido aluna de Manuelzinho! Ficaria horas a ouvir suas palavras, que carregam em si o dom da sensibilidade pelo outro. Foi, em poucos minutos, uma bela aula sobre etnocentrismo e o respeito pela humanidade.

Abraços carinhosos das terras lusas,
Aleksandra Serbim e família.