Magia dos anos 70 redescoberta
Descobertas no fundo de um baú, estampas feitas à mão viram cartões para resgatar conceitos libertários que trazem mais leveza e poesia à vida.
Impressionada como o que chegou às suas mãos, a antropóloga Izabella Lucena que coordena o Projeto LI.TER.ATO- provocação cultural, não pensou duas vezes para resolver dar vida ao tesouro que encontrou literalmente em um baú.
Izabella resgatou cerca de 100 lâminas com estampas jamais vistas pelo público e encantou-se com as possibilidades de leituras permitidas pelos contrastes que as imagens criadas pelo múltiplo artista Victor Moreira permitiam. Inéditas, estas estampas elaboradas nos revolucionários anos 70 traduzem, pelo dinâmico movimento das formas e feérico jogo de cores, a liberdade da década que consolidou "a imaginação no poder", slogan gritado nas ruas de Paris pelos jovens de 1968.
(...)
Aliás, libertário e inovador são adjetivos que sempre foram utilizados para descrever Victor Moreira e que, como ele, nunca deixaram de ser atuais. Nascido em Olinda (PE) em 1934, começou sua carreira com estilista, figurinista e cenógrafo em Recife, após ter exercido por dois anos a Odontologia. Em 1965 partiu para São Paulo onde morou e trabalhou até 1977, quando partiu para Fortaleza a convite de uma maison de alta-costura. Explodindo de sucesso como estilista e estampador e recebendo um prêmio atrás do outro, desenhou guarda-roupas para misses mundo, participou de salões nacionais e internacionais, experimentou tecidos e foi colunista de moda para o Jornal o Povo. Influência no mundo da moda, foi um dos precursores de ações sociais aliadas ao mundo fashion, de campanhas contra o câncer e pioneiro no uso do labirinto na alta costura e da mescla trabalhada como tecido nobre.
(...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário